quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ТАНЕЦЬ

Nos pré-históricos e antigos tempos, a dança significava o ritual de comunicação com a natureza e suas forças divinas. Apenas alguns elementos do calendário folclórico sobreviveram ao longo dos séculos. Com o advento do Cristianismo, alguns rituais foram agregados pela Igreja e adaptados ao seu calendário. Algumas informações sobre danças antigas podem ser encontradas em fontes escritas, mas a maioria delas está nas próprias músicas do folclore ucraniano. A palavra eslava mais antiga para designar dança é plias, e a usada atualmente, tanets (танець), foi emprestada pelas línguas do Oeste Europeu.
As danças ucranianas podem ser divididas em dois grupos: as que são acompanhadas por canções e as que são acompanhadas somente pela música. Alguns instrumentos como a Kobza e a bandura, por exemplo, foram introduzidos mais tarde, apenas para manter o ritmo de cada dança. As danças são classificadas como circulares (ligadas a uma festa específica, tema religioso e espiritual) e como 'sociais', as ‘pobutovi’ (danças costumeiras, que refletem o cotidiano das pessoas e são dançadas em casamentos e festas em geral). As danças circulares refletem um misticismo único e simbologias particulares. Já as ‘pobutovi’ podem ser dançadas em qualquer tempo ou lugar. Um exemplo de uma dança bastante conhecida é a Kolomeyka, dançada em casamentos, portanto, parte do grupo das ‘pobutovi’.



E quanto às danças circulares? Alguém sabe um exemplo ou possui um vídeo para ilustrar? Vamos trocar nossas experiências! Deixe seu comentário ou mande um email para ukfolk@yahoo.com.br

Fonte: http://www.encyclopediaofukraine.com/
Colaboração: Andreiv. G. Choma (coreógrafo e presidente Folclore Ucraniano Spomen, Mallet-PR)

2 comentários:

Unknown disse...

Adooooro!

;*

Anônimo disse...

Bela iniciativa!